
João Pereira e Izmailov integraram o aquecimento para o encontro, mas não passaram nos testes físicos realizados, levando Sá Pinto a colocar Bruno Pereirinha e Carrillo no corredor direito do 4x2x3x1, com o jovem peruano a ser um dos mais activos na procura do golo, depois de Insúa (4 m) ter sido o primeiro «leão» perto de marcar, num remate forte de fora da área defendido com muita dificuldade pelo guarda-redes adversário.
O pouco perigo que a equipa portista criou durante a primeira parte nasceu de lances de bola parada, mas Rui Patrício não foi chamado ao serviço uma única vez nos 45 minutos iniciais, pese embora a maior percentagem de posse de bola visitada.
Ambas as equipas procuraram construir as suas jogadas em velocidade, apostando em transições rápidas, em detrimento de um jogo mais apoiado. Carrillo, aos 22 minutos, voltou a passar por Alex Sandro, com Helton a defender, mais uma vez, de forma incompleta.
O Sporting voltou a ser melhor no reinício da partida, com Anderson Polga (50 m), num pontapé de ressaca de fora da área, a rematar forte e colocado, com a bola a embater com estrondo no poste direito de Helton.
Com o equilíbrio a manter-se no primeiro quarto de hora após o interregno, os treinadores mexeram, então, no jogo, com Sá Pinto a trocar de extremos, lançando Jeffrén (60 m) que, no minuto seguinte, finalizou para fora um contra-ataque organizado por Matias Fernandez.
O segundo cartão amarelo, e consequente expulsão, visto por Onyewu (66 m), deixou o Sporting em inferioridade numérica, com o treinador verde e branco a colocar André Martins no lugar de Matias Fernandez, recuando Elias para a posição de defesa central.
O Sporting manteve solidez defensiva, perdendo um pouco de penetração ofensiva, até que, ao minuto 80, Pedro Proença expulsa exageradamente Polga e Hulk, no penalty da praxe, a marcar o primeiro golo.
Em desvantagem no marcador, e com menos três jogadores em campo (Pereirinha teve que sair, lesionado), o Sporting tentou procurar o empate, desguarnecendo o seu sector mais recuado, com o Porto a marcar mais um golo, aos 89 minutos, novamente por Hulk. Na próxima jornada, a última, o Sporting recebe o Sp. Braga, clube que garantiu o terceiro lugar ao vencer, em casa, o Beira-Mar (1-0).