Sporting 0 Rio Ave 1

O Sporting cedeu perante o Rio Ave, por 1-0, em jogo a contar para a 2.ª jornada da I Liga.

No primeiro jogo da época 2012/13, no Estádio José Alvalade, a formação «leonina» tentou mandar na partida, logo desde os minutos iniciais. Aos 13 minutos, Diego Capel passa rasgado para Insúa que, no flanco esquerdo, cruzou para van Wolfswinkel, mas o guardião vila-condense conseguiu segurar o remate do holandês.

O Sporting continuava a mandar no encontro e, aos 23 minutos, van Wolfswinkel rematou, perigoso, ao lado da baliza de Oblak. Numa altura em que a superioridade dos «leões» era clara, Del Valle, em contra-ataque, entrou na área «leonina», serviu Edimar que, de primeira, bateu Rui Patrício.

Os comandados de Sá Pinto saíram para o intervalo com maior posse de bola, mas acabaram por ser surpreendidos pela formação do Rio Ave.

No início da segunda parte, Ricardo Sá Pinto fez entrar Labyad e André Martins, com o objectivo de tentar mudar o rumo da partida. O Sporting bem tentou alterar a história do encontro, mas os sucessivos cruzamentos para a grande área da equipa visitante, não surtiram efeito. O esférico teimava em não entrar na baliza de Oblak.

Aos 72 minutos, tempo ainda para a estreia de Valentín Viola que, logo na primeira vez que tocou na bola, cabeceou com perigo, fomentando uma réstia de esperança nas bancadas do Estádio José Alvalade.

Derrota injusta para a equipa «leonina», tendo em conta todo o esforço apresentado durante os 90 minutos.

Rui Patrício renova contrato
Rui Patrício renovou o seu contrato com o Sporting Clube de Portugal até 2018. A cláusula de rescisão passou agora a ser de quarenta milhões de euros.

O guarda-redes internacional português representa o Sporting desde 1999/2000, estando agora a iniciar a sua 14º época consecutiva de leão ao peito.

Rui Pedro dos Santos Patrício, 24 anos (nasceu em 15 de Fevereiro de 1988), é presença assídua nas selecções nacionais, contando com internacionalizações nos escalões sub-18, sub-19, sub-20, sub-21, sub-23 e “A”. Participou no Mundial de sub-20 que teve lugar no Canadá em 2007, sendo actualmente o titular da selecção principal, ao serviço da qual esteve presente na recente fase final do Euro 2012, alinhando em todas as partidas.